PAPEL DO PROFESSOR

O Papel do Professor e a PDL

👩‍🏫O Papel do Professor no Sucesso Académico de Alunos com PDL

A Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é uma condição frequentemente invisível, mas com um impacto profundo nas aprendizagens escolares. Caracteriza-se por dificuldades persistentes na compreensão e/ou expressão da linguagem, que não se explicam por outras condições neurológicas, sensoriais ou cognitivas (Costa et al., 2022).

📖Quando a linguagem interfere com a aprendizagem

A linguagem é a base da aprendizagem escolar, sobretudo no processo de leitura e escrita. Os alunos com PDL enfrentam desafios acrescidos no acesso ao currículo, uma vez que dificuldades na linguagem oral afetam diretamente a descodificação de palavras, a compreensão de textos e a produção escrita.

O professor assume, por isso, um papel central na identificação precoce de sinais de alerta, tais como:

  • vocabulário reduzido;
  • frases mal estruturadas;
  • dificuldades de compreensão de instruções;
  • discurso pouco claro;
  • dificuldades em organizar e expressar ideias por escrito.

🧩Ensinar com consciência da diversidade linguística

Ao conhecer os sinais associados à PDL, o professor pode ajustar a sua prática pedagógica, implementando estratégias de apoio baseadas em evidência, como:

  • uso de linguagem simples e clara;
  • apoio visual com modelos, esquemas ou pictogramas;
  • instruções passo a passo;
  • reforço do vocabulário de forma explícita;
  • promoção de oportunidades para a oralidade em contexto seguro e estruturado.

Estas estratégias, além de beneficiarem os alunos com PDL, contribuem para uma pedagogia mais inclusiva, que apoia todos os alunos.

🤝Colaboração e formação contínua

O professor não está sozinho. A colaboração com terapeutas da fala, psicólogos, técnicos especializados e famílias é essencial para garantir uma resposta educativa eficaz. Paralelamente, o acesso a formação contínua permite ao professor aprofundar o seu conhecimento sobre PDL e outras dificuldades de aprendizagem, promovendo uma atuação mais confiante e informada (Costa et al., 2022).

✏️Conclusão

O impacto da PDL pode ser atenuado com intervenção pedagógica atempada, adaptada e consistente. O professor tem, assim, um papel determinante: não só no sucesso académico do aluno com PDL, mas também na sua integração social, emocional e futura autonomia.

Referência

Costa, A., Silva, A. C., Soares, A. P., Vale, A. P., Aguiar, C., Alves, D., Gomes, I., Cadime, I., Alçada, I., Leite, I., Lopes, J. A., Veloso, J., Moats, L. C., Mata, L., Joshi, M., Martins, M. A., Ramalho, M., Silva, M., Lousada, M., … Goucha, T. (2022). Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências (R. A. Alves & I. Leite, Eds.). Fundação Belmiro de Azevedo.