SINAIS DE ALERTA
Sinais de Alerta para Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL)
Faixa Etária | Desenvolvimento Típico | Sinais de Alerta para PDL |
---|---|---|
0–3 anos |
- Reage a sons - Vira-se ou olha na direção de vozes ou pessoas a falar - Dá gargalhadas e risadas - Balbucia longas sequências de sons como “mamamama”, “papapapa” - Aponta, acena ou mostra objetos (gestos comunicativos) - Diz uma ou duas palavras como “mamã”, “papá”, “olá” - Segue instruções simples como “Dá-me a bola” - Olha em redor quando lhe perguntam “Onde está…?” - Junta duas ou mais palavras como “mais água” ou “ir lá para fora” - Utiliza e compreende pelo menos 50 palavras - Segue instruções com duas etapas como “Pega na colher e põe-na na mesa” - Começa a fazer perguntas como “porquê?” e “como?” - A fala começa a ser mais clara, mesmo que nem sempre compreensível para estranhos |
- Vocabulário expressivo limitado - Ausência de combinações de palavras - Fraca compreensão - Pouco uso de gestos significativos |
3–6 anos |
- Fala fluente e compreensível para a maioria das pessoas (mesmo fora da família) - Produz frases mais longas e complexas com gramática correta - Usa palavras no plural e começa a usar verbos no passado como “comi” ou “dormi” - Compara objetos e ideias, com palavras como “maior”, “mais pequeno” - Usa palavras de localização como “dentro”, “atrás” e “entre” - Começa a usar palavras para o tempo, como “ontem” e “amanhã” - Faz de conta que lê e reconhece sinais ou símbolos familiares, como “STOP” - Nomeia letras e costuma escrever o seu próprio nome - Identifica palavras que rimam e mistura sílabas para formar palavras (ex.: “girassol”) - Usa frases completas - Compreende instruções complexas - Mostra interesse por histórias e livros |
- Discurso ininteligível - Uso de frases mal estruturadas - Dificuldade em relatar eventos ou contar histórias simples |
6–9 anos |
- Lê e escreve palavras simples - Compreende textos curtos - Participa em conversas |
- Dificuldade em segmentar sílabas - Substituição/omissão de sons - Dificuldade na compreensão de frases complexas |
9–12 anos |
- Lê com fluência - Organiza textos com coesão - Usa vocabulário variado |
- Vocabulário pobre - Dificuldades na estruturação de narrativas - Problemas na integração de regras ortográficas e gramaticais |
Adolescência |
- Usa linguagem figurada e abstrata - Participa em discussões - Produz textos argumentativos |
- Dificuldades na interpretação de textos - Fraca capacidade de expressão escrita - Limitações na compreensão de intenções alheias |
Transversal | - Desenvolvimento estável nas áreas da linguagem e comunicação |
- Dificuldades persistentes na produção/compreensão da linguagem oral - Dificuldades de memória verbal e evocação lexical |
• Crianças com PDL têm desenvolvimento típico noutras áreas (cognitiva, motora, sensorial). As únicas dificuldades que apresentam são: vocabulário expressivo limitado, ausência de combinações de palavras, má compreensão e ausência de gestos entre os 2 e os 3 anos de vida (Sansavini et al., 2021).
• Os sinais de alerta não se devem a outras condições (ex.: défices sensoriais, PHDA isolada).
Referências: Bishop et al. (2016, 2017); Costa et al. (2022); Sansavini et al. (2021)
Para saber mais consulte em:
- https://www.asha.org/public/developmental-milestones/communication-milestones/
- Bishop, D. V. M., Snowling, M. J., Thompson, P. A., Greenhalgh, T., Adams, C., Archibald, L., Baird, G., Bauer, A., Bellair, J., Boyle, C., Brownlie, E., Carter, G., Clark, B., Clegg, J., Cohen, N., Conti-Ramsden, G., Dockrell, J., Dunn, J., Ebbels, S., … Whitehouse, A. (2016). CATALISE: A multinational and multidisciplinary Delphi consensus study. Identifying language impairments in children. PLoS ONE, 11(7). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0158753
- Bishop, D. V. M., Snowling, M. J., Thompson, P. A., Greenhalgh, T., Adams, C., Archibald, L., Baird, G., Bauer, A., Bellair, J., Boyle, C., Brownlie, E., Carter, G., Clark, B., Clegg, J., Cohen, N., Conti-Ramsden, G., Dockrell, J., Dunn, J., Ebbels, S., … Whitehouse, A. (2017). Phase 2 of CATALISE: a multinational and multidisciplinary Delphi consensus study of problems with language development: Terminology. Journal of Child Psychology and Psychiatry and Allied Disciplines, 58(10), 1068–1080. https://doi.org/10.1111/jcpp.12721
- Nadalim, C. F. de P., Leite, I., & Alves, R. A. (2022). Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências.
- Sansavini, A., Favilla, M. E., Guasti, M. T., Marini, A., Millepiedi, S., di Martino, M. V., Vecchi, S., Battajon, N., Bertolo, L., Capirci, O., Carretti, B., Colatei, M. P., Frioni, C., Marotta, L., Massa, S., Michelazzo, L., Pecini, C., Piazzalunga, S., Pieretti, M. & Lorusso, M. L. (2021). Developmental Language Disorder: Early predictors, age for the diagnosis, and diagnostic tools. A Scoping Review. Brain Sciences. 11(5). https://doi.org/10.3390/brainsci11050654
Documentos para download
- 📌 Sinais de Alerta – PDL Portugal (flyer)
- 📁 Documentos ASHA (Marcos do desenvolvimento da comunicação - ASHA):