SINAIS DE ALERTA

Sinais de Alerta para PDL

Sinais de Alerta para Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL)

Faixa Etária Desenvolvimento Típico Sinais de Alerta para PDL
0–3 anos - Reage a sons
- Vira-se ou olha na direção de vozes ou pessoas a falar
- Dá gargalhadas e risadas
- Balbucia longas sequências de sons como “mamamama”, “papapapa”
- Aponta, acena ou mostra objetos (gestos comunicativos)
- Diz uma ou duas palavras como “mamã”, “papá”, “olá”
- Segue instruções simples como “Dá-me a bola”
- Olha em redor quando lhe perguntam “Onde está…?”
- Junta duas ou mais palavras como “mais água” ou “ir lá para fora”
- Utiliza e compreende pelo menos 50 palavras
- Segue instruções com duas etapas como “Pega na colher e põe-na na mesa”
- Começa a fazer perguntas como “porquê?” e “como?”
- A fala começa a ser mais clara, mesmo que nem sempre compreensível para estranhos
- Vocabulário expressivo limitado
- Ausência de combinações de palavras
- Fraca compreensão
- Pouco uso de gestos significativos
3–6 anos - Fala fluente e compreensível para a maioria das pessoas (mesmo fora da família)
- Produz frases mais longas e complexas com gramática correta
- Usa palavras no plural e começa a usar verbos no passado como “comi” ou “dormi”
- Compara objetos e ideias, com palavras como “maior”, “mais pequeno”
- Usa palavras de localização como “dentro”, “atrás” e “entre”
- Começa a usar palavras para o tempo, como “ontem” e “amanhã”
- Faz de conta que lê e reconhece sinais ou símbolos familiares, como “STOP”
- Nomeia letras e costuma escrever o seu próprio nome
- Identifica palavras que rimam e mistura sílabas para formar palavras (ex.: “girassol”)
- Usa frases completas
- Compreende instruções complexas
- Mostra interesse por histórias e livros
- Discurso ininteligível
- Uso de frases mal estruturadas
- Dificuldade em relatar eventos ou contar histórias simples
6–9 anos - Lê e escreve palavras simples
- Compreende textos curtos
- Participa em conversas
- Dificuldade em segmentar sílabas
- Substituição/omissão de sons
- Dificuldade na compreensão de frases complexas
9–12 anos - Lê com fluência
- Organiza textos com coesão
- Usa vocabulário variado
- Vocabulário pobre
- Dificuldades na estruturação de narrativas
- Problemas na integração de regras ortográficas e gramaticais
Adolescência - Usa linguagem figurada e abstrata
- Participa em discussões
- Produz textos argumentativos
- Dificuldades na interpretação de textos
- Fraca capacidade de expressão escrita
- Limitações na compreensão de intenções alheias
Transversal - Desenvolvimento estável nas áreas da linguagem e comunicação - Dificuldades persistentes na produção/compreensão da linguagem oral
- Dificuldades de memória verbal e evocação lexical

• Crianças com PDL têm desenvolvimento típico noutras áreas (cognitiva, motora, sensorial). As únicas dificuldades que apresentam são: vocabulário expressivo limitado, ausência de combinações de palavras, má compreensão e ausência de gestos entre os 2 e os 3 anos de vida (Sansavini et al., 2021).

• Os sinais de alerta não se devem a outras condições (ex.: défices sensoriais, PHDA isolada).

Referências: Bishop et al. (2016, 2017); Costa et al. (2022); Sansavini et al. (2021)
Para saber mais consulte em:
  • https://www.asha.org/public/developmental-milestones/communication-milestones/
  • Bishop, D. V. M., Snowling, M. J., Thompson, P. A., Greenhalgh, T., Adams, C., Archibald, L., Baird, G., Bauer, A., Bellair, J., Boyle, C., Brownlie, E., Carter, G., Clark, B., Clegg, J., Cohen, N., Conti-Ramsden, G., Dockrell, J., Dunn, J., Ebbels, S., … Whitehouse, A. (2016). CATALISE: A multinational and multidisciplinary Delphi consensus study. Identifying language impairments in children. PLoS ONE, 11(7). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0158753
  • Bishop, D. V. M., Snowling, M. J., Thompson, P. A., Greenhalgh, T., Adams, C., Archibald, L., Baird, G., Bauer, A., Bellair, J., Boyle, C., Brownlie, E., Carter, G., Clark, B., Clegg, J., Cohen, N., Conti-Ramsden, G., Dockrell, J., Dunn, J., Ebbels, S., … Whitehouse, A. (2017). Phase 2 of CATALISE: a multinational and multidisciplinary Delphi consensus study of problems with language development: Terminology. Journal of Child Psychology and Psychiatry and Allied Disciplines, 58(10), 1068–1080. https://doi.org/10.1111/jcpp.12721
  • Nadalim, C. F. de P., Leite, I., & Alves, R. A. (2022). Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências.
  • Sansavini, A., Favilla, M. E., Guasti, M. T., Marini, A., Millepiedi, S., di Martino, M. V., Vecchi, S., Battajon, N., Bertolo, L., Capirci, O., Carretti, B., Colatei, M. P., Frioni, C., Marotta, L., Massa, S., Michelazzo, L., Pecini, C., Piazzalunga, S., Pieretti, M. & Lorusso, M. L. (2021). Developmental Language Disorder: Early predictors, age for the diagnosis, and diagnostic tools. A Scoping Review. Brain Sciences. 11(5). https://doi.org/10.3390/brainsci11050654