Perguntas Frequentes
Estas perguntas e respostas baseiam-se na ficha informativa sobre a PDL, adaptada para português europeu com autorização da RADLD. Consulte o documento completo aqui: ficha informativa sobre a PDL (pdf)
O QUE É A PERTURBAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM (PDL)?
A PDL é uma dificuldade persistente na aquisição e utilização da linguagem, que não se explica por problemas intelectuais, sensoriais ou emocionais, embora possa coexistir com outras dificuldades. Afeta a capacidade de compreender e/ou expressar palavras, frases e ideias de forma adequada para a idade da criança.
A PDL É COMUM?
Sim. A PDL afeta cerca de 7% das crianças em idade escolar, ou seja, uma a duas crianças por turma, sendo mais frequente do que muitas outras perturbações do desenvolvimento, como o Autismo.
QUAIS SÃO AS MANIFESTAÇÕES DA PDL?
-
Dificuldade em aprender palavras novas ou lembrar-se palavras conhecidas.
-
Uso de frases curtas ou gramaticalmente incorretas.
-
Dificuldade em seguir instruções ou compreender histórias.
-
Dificuldades na conversação, como iniciar ou manter diálogos.
-
Escrita e leitura mais lentas ou com erros frequentes.
PDL É O MESMO QUE ATRASO DE LINGUAGEM?
Não. A Um atraso de linguagem significa que a criança está a desenvolver a linguagem mais lentamente, mas de forma típica. Já a PDL é uma dificuldade persistente e significativa, que não se resolve apenas com o tempo e afeta o desenvolvimento normal da linguagem, apesar de apoio e estimulação. Um atraso da linguagem pode desaparecer com o tempo; a PDL acompanha quem a tem ao longo da vida.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA PDL?
As causas da PDL não são completamente compreendidas, mas estudos indicam que há uma forte componente genética. Isto significa que é mais provável que a PDL ocorra em crianças cujos familiares próximos também tenham dificuldades de linguagem ou de aprendizagem. A PDL não é causada por limitações cognitivas, problemas emocionais, limitação na exposição a dados linguísticos (ambiente linguístico "pobre") ou exposição a mais do que uma língua em simultâneo. Estes fatores não provocam a perturbação, embora o ambiente possa influenciar a forma como a criança lida com as suas dificuldades.
COMO É DIAGNOSTICADA A PDL?
O diagnóstico é realizado por profissionais de saúde com atuação na área da fala e linguagem (em Portugal, terapeutas da fala), com base em avaliações detalhadas e específicas da linguagem (compreensão e expressão), da história de desenvolvimento da criança e do impacto das dificuldades na sua vida quotidiana. O diagnóstico baseia-se na persistência das dificuldades, não sendo explicadas por problemas auditivos, intelectuais ou emocionais.
EXISTE TRATAMENTO PARA A PDL?
Sim. A intervenção especializada, liderada por terapeutas da fala, é fundamental e pode fazer uma grande diferença. Programas adaptados às necessidades da criança, realizados por profissionais qualificados, podem melhorar a compreensão, a expressão e a confiança na comunicação. A colaboração com pais, professores e outros técnicos é essencial.
COMO POSSO AJUDAR UMA CRIANÇA COM PDL?
-
Procure apoio especializado logo que surjam dúvidas.
-
Fale de forma clara e pausada, usando frases simples e curtas.
-
Dê tempo à criança para responder.
-
Repita e reformule frases, se necessário.
-
Estimule a comunicação com paciência e empatia.
-
Incentive a criança a participar nas conversas, mesmo que cometa erros.
-
Use gestos, imagens ou objetos para ajudar a compreensão.
Para mais conteúdos e materiais úteis, acompanhe a campanha PDL Portugal e visite o site da campanha internacional: www.radld.org.