IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS EM SALA DE AULA

👀 Identificar Sinais de Alerta de PDL na Sala de Aula

A identificação precoce da Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é um passo fundamental para garantir uma resposta educativa eficaz e inclusiva. Professores e educadores de infância, por estarem em contacto diário com as crianças, têm um papel privilegiado na observação de comportamentos que podem sinalizar dificuldades linguísticas persistentes.

Nem sempre é fácil distinguir uma variação do desenvolvimento típico de um sinal de alerta. No entanto, existem indicadores específicos que devem despertar a atenção e motivar a articulação com os serviços especializados.

🧒 Educadores de Infância: o olhar atento nos primeiros anos

Faixa Etária Sinais de Alerta (Educadores de Infância)
2–3 anos - Vocabulário muito limitado
- Ausência de combinação de palavras
- Pouco uso de gestos para comunicar
- Dificuldade em compreender ordens simples
- Frases incompletas ou inexistentes
3–4 anos - Frases muito curtas ou agramaticais
- Discurso pouco inteligível para quem não conhece a criança
- Dificuldade em nomear objetos ou ações
- Pouca participação em conversas ou jogos simbólicos
- Respostas frequentemente desajustadas
4–5 anos - Dificuldade em contar uma história simples
- Uso incorreto de tempos verbais e pronomes
- Fraca compreensão de histórias ou instruções
- Vocabulário pouco diversificado
- Fraca consciência fonológica (ex: dificuldade em identificar sons iniciais)

👨‍🏫 Professores do 1.º Ciclo: sinais no início da alfabetização

Ano de Escolaridade Sinais de Alerta (Professores)
1.º ano - Substituições ou omissões de sons
- Discurso ininteligível para desconhecidos
- Dificuldades em segmentar sílabas e palavras
- Vocabulário reduzido
- Frases mal estruturadas
- Dificuldade em compreender frases complexas
2.º ano - Dificuldade em discriminar sons semelhantes
- Fraca memória verbal (ex: dificuldade em repetir pseudopalavras)
- Dificuldades em descrever acontecimentos do dia a dia
- Dificuldades na compreensão de instruções escritas e orais
- Problemas na estruturação de textos escritos
3.º e 4.º anos - Dificuldades persistentes na compreensão de textos
- Fraca fluência de leitura e escrita
- Dificuldades na interpretação de frases e textos
- Uso inapropriado da linguagem em diferentes contextos
- Dificuldades em aplicar regras ortográficas e fonológicas

📌 O que fazer perante um sinal de alerta?

A presença de um ou mais destes sinais não implica automaticamente um diagnóstico de PDL. No entanto, devem motivar uma observação sistemática, o registo de exemplos concretos, e sempre que possível, o encaminhamento para avaliação por uma equipa multidisciplinar, incluindo um terapeuta da fala.

A deteção precoce permite intervenções mais eficazes e melhores oportunidades educativas e sociais para a criança. Capacitar educadores e professores para reconhecer estes sinais é essencial para uma educação verdadeiramente inclusiva (Costa et al., 2022).

Referência

Costa, A., Silva, A. C., Soares, A. P., Vale, A. P., Aguiar, C., Alves, D., Gomes, I., Cadime, I., Alçada, I., Leite, I., Lopes, J. A., Veloso, J., Moats, L. C., Mata, L., Joshi, M., Martins, M. A., Ramalho, M., Silva, M., Lousada, M., … Goucha, T. (2022). Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências (R. A. Alves & I. Leite, Eds.). Fundação Belmiro de Azevedo.