PAPEL DO EDUCADOR DE INFÂNCIA
🧒 O Papel do Educador de Infância no Percurso Académico de Crianças com PDL
A Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é uma condição neurodesenvolvimental que afeta a compreensão e/ou produção da linguagem oral, sem estar associada a outras dificuldades como défices cognitivos, sensoriais ou neurológicos. Esta perturbação, frequentemente invisível, tem um impacto profundo no percurso escolar, social e emocional das crianças (Costa et al., 2022).
🎒 O educador de infância como figura chave
Nos primeiros anos de vida, os educadores de infância desempenham um papel fundamental na identificação precoce de sinais de alerta e na promoção de competências linguísticas. São frequentemente os primeiros profissionais a notar dificuldades persistentes na linguagem, como vocabulário reduzido, ausência de frases, dificuldade em seguir instruções ou em interagir com os pares.
A presença consistente de um educador atento e informado permite atuar preventivamente, ajustando o ambiente educativo e as interações de forma a estimular a linguagem de forma natural e estruturada. Além disso, ao colaborarem com terapeutas da fala e com as famílias, os educadores contribuem para uma abordagem integrada e contínua ao desenvolvimento linguístico da criança.
📚 PDL e o processo de alfabetização
As crianças com PDL estão em risco acrescido de desenvolver dificuldades na leitura e escrita, já que a linguagem oral é a base da linguagem escrita. O educador de infância, ao favorecer práticas pedagógicas ricas em linguagem, como a leitura partilhada, o uso intencional de vocabulário e o estímulo à expressão oral, está a lançar as bases para uma aprendizagem mais eficaz da leitura.
Segundo Costa et al. (2022), a literacia emergente começa muito antes da entrada no 1.º ciclo e depende de experiências linguísticas significativas e diversificadas. A intervenção dos educadores pode ajudar a mitigar as dificuldades associadas à PDL, promovendo a inclusão e o sucesso escolar desde os primeiros anos.
🤝 Colaboração e capacitação
Para que possam responder de forma eficaz às necessidades destas crianças, é essencial que os educadores recebam formação especializada e continuada. A utilização de estratégias baseadas em evidência, a partilha com colegas e a articulação com outros profissionais são essenciais para garantir uma resposta educativa de qualidade.
Referência
Costa, A., Silva, A. C., Soares, A. P., Vale, A. P., Aguiar, C., Alves, D., Gomes, I., Cadime, I., Alçada, I., Leite, I., Lopes, J. A., Veloso, J., Moats, L. C., Mata, L., Joshi, M., Martins, M. A., Ramalho, M., Silva, M., Lousada, M., … Goucha, T. (2022). Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências (R. A. Alves & I. Leite, Eds.). Fundação Belmiro de Azevedo.