ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
🧠 Estratégias Pedagógicas para Apoiar Crianças com PDL em Sala de Aula
As crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) enfrentam desafios que impactam diretamente a sua aprendizagem e participação em contexto educativo. Professores e educadores têm um papel determinante na criação de ambientes que promovam o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, através de estratégias baseadas em evidência e adaptadas às necessidades de cada criança.
Estas práticas não substituem o trabalho de intervenção especializada, mas complementam-no de forma essencial, facilitando a inclusão, a aprendizagem e o bem-estar da criança.
👶 Estratégias para Educadores de Infância
Área | Estratégias Pedagógicas |
---|---|
Promoção da linguagem oral |
- Narrar ações durante atividades diárias (ex: “Agora vamos guardar os brinquedos”) - Usar perguntas abertas que incentivem a criança a elaborar respostas - Ampliar o que a criança diz com frases mais completas e corretas |
Vocabulário e compreensão |
- Repetir e expandir palavras novas em diferentes contextos - Usar livros ilustrados e explorar o vocabulário através da leitura dialogada - Fazer pausas durante a leitura para conversar sobre o conteúdo |
Consciência fonológica |
- Brincadeiras com rimas, sons e aliterações - Jogos de identificação de sons iniciais ou finais de palavras - Atividades com batidas de palmas para segmentar sílabas |
Rotinas e previsibilidade |
- Utilizar rotinas verbais repetitivas e previsíveis - Acompanhar instruções com gestos e imagens - Usar símbolos visuais para facilitar a compreensão de regras e tarefas |
👨🏫 Estratégias para Professores do 1.º Ciclo
Área | Estratégias Pedagógicas |
---|---|
Linguagem oral e escrita |
- Incentivar a expressão oral com tempo de espera adequado - Reforçar instruções com palavras simples e frases curtas - Estimular a leitura partilhada e a escrita com apoio visual |
Vocabulário académico |
- Ensinar explicitamente palavras novas com recurso a imagens e definições - Usar mapas semânticos e organizadores gráficos - Repetir vocabulário ao longo de diferentes atividades e disciplinas |
Consciência fonológica |
- Implementar atividades diárias de segmentação silábica e fonémica - Trabalhar rimas e aliterações - Ensinar correspondência som-letra de forma explícita e sistemática |
Compreensão e expressão |
- Incentivar a produção de narrativas com apoio visual (ex: sequências de imagens) - Ensinar estruturas narrativas (início, meio, fim) - Modelar a recontagem de histórias e a elaboração de respostas completas |
Adaptação do ambiente |
- Fornecer instruções em etapas, apoiadas por pictogramas ou esquemas - Criar um ambiente tranquilo e sem estímulos excessivos - Promover o trabalho em pares para modelagem linguística entre colegas |
✋ Porquê estas estratégias?
Estas estratégias têm como base investigação científica e integram as recomendações do ensino baseado em evidência (Costa et al., 2022). Quando aplicadas de forma consistente, contribuem para:
- Redução das barreiras à aprendizagem;
- Maior participação e envolvimento das crianças;
- Melhoria das competências linguísticas e literárias;
- Promoção da inclusão educativa.
📥 Descarregar E-book (PDF)
💬 Estratégias de Comunicação da Moor House
Estas estratégias da Moor House são excelentes para apoiar crianças com PDL. Faça o download dos documentos abaixo para saber mais e aplicar:
Responsáveis de atividades
Descarregar PDFEncarregados de educação e pais
Descarregar PDFProfessores e Educadores de Infância
Descarregar PDFPara saber mais sobre as estratégias e formação da Moor House, visite o site oficial: moorhouseinstitute.com
Referência
Costa, A., Silva, A. C., Soares, A. P., Vale, A. P., Aguiar, C., Alves, D., Gomes, I., Cadime, I., Alçada, I., Leite, I., Lopes, J. A., Veloso, J., Moats, L. C., Mata, L., Joshi, M., Martins, M. A., Ramalho, M., Silva, M., Lousada, M., … Goucha, T. (2022). Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências (R. A. Alves & I. Leite, Eds.). Fundação Belmiro de Azevedo.